"Nós solicitamos"

Saúde de Uberaba nega falta de interesse em profissionais do programa ‘Mais Médicos’

Rafaella Massa
Publicado em 07/05/2023 às 18:31
Compartilhar

Programa Mais Médicos (Foto/Divulgação)

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, negou que a pasta tenha deixado de solicitar reforço médico pelo programa federal ‘Mais Médicos’, em entrevista à Rádio JM, nesta terça-feira (2). Informação de que a cidade receberia apenas um médico por falta de solicitação circulou pelas redes sociais durante o fim de semana. 

Apesar de negar a falta de solicitação, Valdilene Rocha confirmou que a cidade receberá apenas um novo médico vindo do programa, além de renovar o contrato de outro. Porém, enquanto apenas um profissional será encaminhado para Uberaba, Uberlândia recebe 21 novos médicos. “Nós solicitamos, acontece que não fomos contemplados com mais médicos. Nós já temos os nossos médicos do programa e fomos contemplados com mais um. Mas nós solicitamos”, afirma a secretária. 

Aos microfones da Rádio JM, a chefe da pasta explicou que a lista de profissionais já vem com designação para o município saber quantos médicos podem ser solicitados ou não. No entanto, essa designação fica a cargo e critério do Ministério da Saúde. 

Ainda, em nota, a secretaria explana que as seleções são abertas com a publicação de editais, quando há disponibilidade de novas vagas para ampliação do número de médicos na Atenção Básica ou quando há necessidade de recompor vagas já existentes e que estejam em aberto, em função do desligamento de médicos participantes do programa.

“Uberaba é considerada de baixa vulnerabilidade social, conforme Portaria 485 de 14/04/23, que dispõe sobre a distribuição de vagas. Sendo assim, considerando todos os critérios técnicos, foram disponibilizadas 21 vagas para o Município, no âmbito do Programa. No momento, temos 20 médicos. Estando apenas com 1 vaga liberada, pela qual o Município já manifestou interesse”, comunica a SMS.

Conforme explicado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o novo médico estrangeiro atuará no reforço da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é responsável pelo acompanhamento da saúde e bem-estar dos cidadãos. Atualmente, são 53 equipes tomando conta de mais de 212 mil uberabenses, levando em consideração que cada equipe é responsável pelo acompanhamento de 3 a 4 mil pacientes, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Saúde básica. A secretária de saúde ainda informou durante entrevista que vem se preparando para cumprir agenda em Brasília durante o mês de maio, quando pretende levar a realidade da saúde básica do município. Segundo Valdilene, será informado um panorama legítimo de atendimento da cidade, considerando os atendimentos como macrorregião. 

“Essa discussão [sobre a saúde básica] é a agenda que eu tenho agora, para maio, de ir lá para ter essas discussões sim. Foi apresentado pelo enfermeiro, Fernando Sarreta, que fez um trabalho falando sobre nós, como município polo, sede da macrorregião, e também para a macrorregião, pela população e quanto equipamentos, na verdade, Uberaba teria que ter. Por exemplo, quantos aparelhos de ultrassom, de tomografia, quantas ressonâncias, hemodinâmicas. Então, ele fez esse trabalho para nos apresentar e a gente consegue saber nossa realidade”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por