(Foto/Divulgação)
Em pauta desde a denúncia recebida pela Rádio JM, em julho, a dificuldade de realização de consultas cardiológicas no Ambulatório Maria da Glória foi um dos temas da reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), na segunda-feira (31). Ficou exposta a dificuldade da unidade em atender a demanda da macrorregião Triângulo Sul, e uma reorganização do atendimento está prevista para as próximas semanas.
A informação é da secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (3). Ela expõe que o problema com as consultas tem gerado preocupações em toda a rede de assistência, e deve ser resolvido em breve.
Ela enfatizou que já foram realizadas tratativas com o HC-UFTM, porém, a quantidade atual de cardiologistas é insuficiente para atender a demanda crescente da população.
"A questão não está parada, estamos em constante diálogo com o hospital. Eles estão fazendo uma reorganização no ambulatório, e foram autorizados a abrir um processo seletivo e concurso para suprir a carência de profissionais contratados", afirmou a secretária.
Valdilene Rocha esclareceu que o atendimento é realizado de acordo com a complexidade do caso, priorizando os pacientes em estado mais grave.
"A nossa preocupação é com a população de Uberaba e região. Nós estamos atentos e cobrando soluções para essa questão. A abertura do processo seletivo e concurso é um passo importante para melhorar a oferta de profissionais e garantir um atendimento mais eficiente e abrangente", destacou a secretária.
Em resposta aos questionamentos da reportagem, o HC-UFTM pontuou que não há falta de médicos, mas sim dificuldade em manejo da alta demanda.
"A Unidade do Sistema Cardiovascular tem realizado os atendimentos com quatro médicos cardiologistas, sendo suspensas as consultas ambulatoriais de apenas uma profissional por motivo de gestação. Destaca, ainda, que devido à alta demanda, os atendimentos estão sendo encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, a qual possui a gestão plena do serviço", diz o comunicado, na íntegra.