Vacinação (Foto/Ilustrativa)
Há um mês, o Triângulo Mineiro iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a covid, que protege contra novas variantes do vírus. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já repassou aproximadamente 191.191 doses para as 54 Secretarias Municipais de Saúde da região e, há uma semana, vem recomendando que as cidades avancem nas fases da campanha. Com a orientação, os municípios que possuem estoque de imunizantes, podem seguir o esquema nas demais fases.
Em Uberaba, conforme dados do site Uberaba contra Covid, foram aplicadas em Uberaba 8.710 doses da vacina bivalente. Thaís Barbosa, referência técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, explica que a vacina bivalente protege contra a variante Ômicron, responsável pela maior parte dos casos de covid nos últimos tempos, além das demais cepas do vírus. Ela faz um chamado “para que as populações dos grupos prioritários procurem as Unidades de Saúde de seu município para se imunizar, se preparando para a chegada do outono, quando a circulação de outros vírus respiratórios aumenta. Além disso, daqui a pouco teremos também a vacinação contra Influenza disponível pelo SUS”.
Para receber a vacina bivalente, é preciso ter tomado ao menos duas doses de vacina monovalente e respeitar um prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida. Tanto as vacinas monovalentes, quanto as bivalentes, têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus.
Conforme o cronograma de vacinação, na Fase 1 serão imunizadas pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Já a Fase 2 serão as pessoas de 60 a 69 anos de idade, a Fase 3 para gestantes e puérperas, a Fase 4: trabalhadores da saúde e a Fase 5: pessoas com deficiência permanente.