A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre os cuidados para evitar acidentes com escorpiões. De acordo com a Seção de Controle de Zoonoses, o verão típico de dias quentes, umidade e chuva tem cenário propício para a reprodução do aracnídeo e, consequentemente, para o aumento dos acidentes.
A Zoonoses registrou em janeiro deste ano, 38 chamados relacionados a acidentes com escorpião e 39 ordens de serviço, para controle. No ano de 2023, o setor realizou 703 atendimentos para controle de escorpiões e 324 investigações de acidente. Em 2022, foram 821 atendimentos.
De acordo com o chefe da Seção, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues, a melhor forma de prevenção contra escorpiões é a limpeza das residências e colocação de barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada. “Os escorpiões procuram por lugares onde possam encontrar alimento e abrigo. Os principais esconderijos são frestas de piso, paredes, forro, pilhas de material de construção, entulhos, sucata, restos de vegetação e redes de esgoto. Eles se alimentam de insetos atraídos por lixo, restos de comida, mantimentos armazenados de forma inadequada”, explicou.
Ele ainda destacou que a Zoonoses orienta sobre o controle de escorpiões, caramujos, mosquito da dengue, dentre outros. Em caso de necessidade, os agentes podem ser acionados pelo telefone 3315-4173. As equipes vão ao local da chamada para descobrir as condições que favorecem o aparecimento e o abrigo do animal, bem como tomar as medidas cabíveis.
Em caso de acidente com picada por escorpião, a orientação é procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante e São Benedito.
Evite que o escorpião faça morada na sua casa: