A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, promoverá uma capacitação sobre Febre Oropouche e Mpox (monkeypox). O evento será realizado nesta terça-feira (24), às 13h, no anfiteatro do Hospital Regional José Alencar. Voltado para profissionais da saúde da rede pública e privada, o curso visa capacitar os participantes para o diagnóstico e tratamento dessas novas doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, Oropouche é uma doença causada por um vírus transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.
Já a Mpox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Os principais sintomas são cansaço, febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, ínguas, bolhas ou feridas na pele. A transmissão da Mpox ocorre por contato (beijos, abraços, relação sexual) com secreções infectadas das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada; e também com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.
A SMS informa ainda que em Uberaba não há casos confirmados de Oropouche. Já em relação à Mpox, foram confirmados dois casos, um em setembro de 2023, e outro em setembro deste ano.