A região do Triângulo Mineiro e Noroeste foram as primeiras a receber o programa “Rotas da Saúde” (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou o projeto Rotas Saúde em Pauta. A primeira oficina contou com a participação do Triângulo Mineiro e Noroeste, que abrange cinco Regionais: Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Unaí.
Conforme a SES-MG, o objetivo dessa dinâmica é entender quais os temas de saúde que a população tem maior interesse, como preparar os porta-vozes para conceder entrevistas, como ser assertivo na divulgação das informações para o público de interesse da instituição.
As respostas para estes e outros questionamentos vão nortear a construção do Plano de Comunicação e Mobilização Social de cada Unidade Regional de Saúde (URS).
Presente na condução dos trabalhos, a coordenadora do Núcleo de Mobilização Social e Assessorias de Comunicação Social das Regionais da Assessoria de Comunicação Social da SES-MG, Priscilla Fujiwara, destaca que a oficina Saúde em Pauta é parte integrante do Planejamento Estratégico da SES-MG e priorizará as ações regionais comunicacionais a serem desenvolvidas nos próximos dois anos.
“Antes da oficina, fizemos um planejamento prévio, com a parte de diagnóstico e aplicação de pesquisa, considerando que cada região tem uma característica. O momento presencial repassa as informações técnicas e tem a parte prática, com treinamento e participação coletiva. A próxima etapa é a consolidação e implantação dos cinco Planos de Comunicação e Mobilização de cada regional”, explicou a coordenadora.
A SES-MG avaliou que o encontro proporcionou um alinhamento para que a informação chegue à população de forma mais efetiva e melhor.
Na oportunidade, foi lançada a Comunidade “Saúde em Pauta” da SES-MG para o WhatsApp. Os veículos de comunicação integrantes do grupo terão acesso ao conteúdo estadual e regionalizado (que pode ser acessado por URS de interesse). Pela rede social, os jornalistas recebem os avisos de pauta, newsletter, matérias, fotos, vídeos e demais conteúdos de saúde pública produzidos institucionalmente.