ATENDIMENTOS

Saúde realiza cerca de 80 mil atendimentos em agosto

Publicado em 12/09/2023 às 20:55
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Durante o mês de agosto, foram registrados cerca de 80 mil atendimentos, na Atenção Básica (26.820) e na Atenção Especializada (14.421), por meio do Programa Saúde Avança Mais. O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira, 12, aponta que as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs São Benedito e Mirante/Provisória) do Município atenderam 16.013 pacientes no período. 

Deste total, 9.416 pacientes passaram pela UPA São Benedito e outros 6.597 pela UPA Mirante/Provisória. 

O Programa Saúde Avança Mais também registrou números expressivos em se tratando de saúde bucal. Somente no plantão odontológico foram atendidos 442 pacientes. Já nas unidades básicas de saúde, foram 18.272 atendimentos, na especializada, outros 3.015 e na odontopediatria, 429. 

O Consultório Na Rua atendeu 286 pacientes em agosto. A estratégia do Programa visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, com atualização do cartão vacinal, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) e tuberculose, distribuição de kits de higiene bucal e aferição da pressão arterial e glicemia. 

A equipe multiprofissional, que atua no Programa, é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo.

Já No Melhor em Casa, foram atendidos 136 pacientes em agosto. O serviço é ofertado por meio do atendimento em domicílio, sendo indicado para pessoas que apresentam dificuldades ou impossibilidade de locomoção até uma unidade básica de saúde. 

Este serviço complementa e apoia o atendimento prestado inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde/Equipes de Saúde da Família (ESF), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos hospitais.

Ainda em agosto, os atendimentos de Telessaúde prestaram assistência a 34 pacientes com sintomas gripais ou suspeita para Covid-19. A Farmácia Solidária distribuiu 296.068 medicamentos, a Farmácia da Gente/Zona Rural, 39.384, e no Milton Toubes, outros 9.938 remédios foram distribuídos. Ao todo, 2.508.758 medicamentos foram entregues à população.

Diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão destaca que os quase 80 mil atendimentos registrados no período poderiam ser maiores, pois cerca de 13,96% dos pacientes não compareceram para atendimentos na Atenção Básica. Já na Atenção Especializada, cerca de 33.08% faltaram ao atendimento.

“Um dos problemas da falta, é que outros pacientes que também estão em busca de atendimento acabam sendo prejudicados com a espera para a assistência em saúde. Por isso é importante que a pessoa avise com antecedência que não tem disponibilidade naquela data, a fim de que outro paciente seja acionado para a vaga, e ninguém seja prejudicado”, pontua Aline.

Nesses casos, ela orienta que o paciente procure a unidade de saúde onde o agendamento foi realizado ou ligue para o 3331-2757 ou 0800 942 3160, informando que não poderá comparecer.

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