Foto/Reprodução ( )
Mutirões de cirurgias eletivas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizaram 458 operações no último mês. Segundo os dados da pasta, ao longo do mês de agosto foram realizados 13.046 exames e 1.224 consultas. Os procedimentos devem acontecer até o fim de 2023.
Iniciados no dia 5 de agosto, os mutirões realizam entre 20 e 40 cirurgias nos fins de semana. Em agosto, foram realizadas 372 cirurgias eletivas nos Hospitais de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Regional José Alencar (HRJA), além de 86 cirurgias oncológicas no Hospital Hélio Angotti (HHA).
Anteriormente, ao Jornal da Manhã, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, afirmou que prefere um modelo de mutirão que realize menos de 100 cirurgias por dia para garantir a segurança e o conforto tanto dos pacientes quanto dos médicos.
“É claro que não está sendo aquele mutirão de 100 pacientes por dia, até porque eu não gosto muito de mutirão dessa forma. Eu acredito que o mutirão com agendamento funciona melhor. A qualidade é melhor, o atendimento é melhor e a segurança é melhor. (Muitos procedimentos em um único dia) fragiliza o atendimento, a equipe que está atendendo fica exausta com isso, então pode não ter uma eficácia tão boa para o atendimento”, pondera.
Ainda conforme dados da SMS, há uma demanda de 1.400 cirurgias eletivas para Uberaba e Macrorregião, com previsão de que sejam realizadas 700 cirurgias até o fim de 2023, além de 60 mil exames e 37 mil consultas do agendamento eletrônico. Nos mutirões, são realizadas operações de ortopedia de joelho, quadril e cirurgias gerais, como hérnia, vesícula, laqueadura, vasectomia, histerectomia, entre outras especialidades.