Servidores das Unidades Básicas e Matriciais de Saúde e das de Pronto Atendimento (UPAs) passaram por capacitação, em virtude do aumento de casos neste período do ano
(Foto/Divulgação)
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Atenção à Saúde, promoveu na sexta-feira (23) capacitação sobre doenças respiratórias para servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Durante o evento, foi ministrada palestra pela infectologista Danielle Borges Maciel sobre acolhimento, a importância do diagnóstico e o manejo clínico do paciente acometido por síndrome respiratória, sinais de alarme e gravidade, até os exames laboratoriais, dentre outros.
“Estamos em período sazonal, tempo seco, temperaturas amenas e, consequentemente, do surgimento das doenças respiratórias, por isso precisamos redobrar o nosso olhar e incentivar a vacinação para evitar as formas graves das síndromes respiratórias”, disse a infectologista.
A enfermeira Zélia Carolina Alves de Freitas também falou no encontro sobre a importância do registro das notificações dos casos como forma de enfrentamento das doenças respiratórias e adoção de políticas públicas.
As Unidades Básicas são a principal porta de entrada e estão capacitadas para o diagnóstico correto de quem busca pelo serviço.
A vacinação contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde do município. Para as pessoas que têm dificuldade de comparecimento nas UBSs em horário comercial, o município tem dez unidades com vacinação até as 20 horas. São elas: UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000), UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro), UMS Maria Tereza de Freitas (bairro de Lourdes), USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi), UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui), UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia), UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício), UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo), UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).