Em 2026, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com as ações do Programa Saúde SIM, que visa agilizar atendimentos para pacientes que aguardam agendamento da Fila Eletrônica. Ao longo do mês de janeiro, cerca de 37.260 vagas e diversas especialidades estão em oferta para os usuários do SUS.
A secretária adjunta de Saúde, Eunice Simões, destacou que entre as vagas ofertadas, há consultas oftalmológicas, exames de mamografia, ultrassonografia, radiologia, Doppler, patológicos, dentre outros. Os procedimentos, ressaltou, seguem sendo executados na carreta itinerante e, também, junto aos prestadores do município.
Segundo ela, o Programa Saúde SIM é uma estratégia permanente que garante atendimento com mais rapidez e dignidade. A unidade móvel do programa já percorreu várias regiões da cidade, como São Cristóvão, Beija-Flor, Girassóis, Volta Grande, Rio de Janeiro, Residencial 2000, Parque São Geraldo e Vila Celeste, levando mais agilidade e acesso à população.
“No momento, a carreta do Saúde SIM está na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), realizando as ultrassonografias. Lembramos que, neste caso, o paciente já sai com o resultado nas mãos e a avaliação médica”, destacou Eunice.
Todos os agendamentos são feitos exclusivamente pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio do sistema da Fila Eletrônica, pelo número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas. Em caso de impossibilidade de comparecimento, o paciente deve comunicar sua ausência pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, com dois dias de antecedência.
A Secretaria reforça que os pacientes que faltarem aos exames ou consultas poderão retornar ao fluxo de agendamento eletrônico após o reinício do acompanhamento em suas unidades básicas de saúde.