As carretas do Saúde SIM estiveram nas Unidades Regionais de Saúde Teresinha da Graça Girão Carvalho (Boa Vista) e Dr. Lineu José Miziara (São Cristóvão) com atendimentos de ultrassonografia e eletrocardiograma (Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba registrou 1.495 atendimentos entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro nas carretas do programa Saúde SIM. Apesar da oferta de mais de quatro mil vagas, a taxa de abstenção foi de 37%, com 2.386 confirmações de presença, mas apenas 998 comparecimentos para exames de eletrocardiograma e 497 para ultrassonografia.
O balanço divulgado pela SMS mostra que 1.800 procedimentos foram cancelados no período. A principal causa foi a falta de resposta dos pacientes ao contato telefônico da secretaria — situação registrada em 1.205 casos. A ausência tem impactado diretamente na efetividade das ações itinerantes, que têm como objetivo reduzir filas e agilizar o acesso a exames de diagnóstico.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou a importância de os pacientes manterem a comunicação com a rede municipal. “Cada vaga perdida representa uma oportunidade que poderia ser aproveitada por outro cidadão que aguarda na fila eletrônica. É essencial que as pessoas atendam às ligações para evitarmos o desperdício e garantirmos o acesso de mais cidadãos”, afirmou.
As carretas do Saúde SIM estiveram nas Unidades Regionais de Saúde Teresinha da Graça Girão Carvalho (Boa Vista) e Dr. Lineu José Miziara (São Cristóvão) com atendimentos de ultrassonografia e eletrocardiograma. Após a pausa desta semana para avaliação e planejamento das próximas ações, o programa retomará os atendimentos no dia 13 de outubro, na região do bairro Beija-Flor.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba e o Instituto Santo Expedito, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp). Os agendamentos são realizados exclusivamente pela equipe da Fila Eletrônica da SMS. Em caso de impossibilidade de comparecimento, os pacientes devem comunicar pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, ou ainda via WhatsApp (34) 3331-2781. Quem falta sem aviso prévio é automaticamente retirado da fila e precisa passar por nova avaliação na unidade básica de saúde.