A iniciativa busca reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população a exames especializados (Foto/Divulgação)
Endoscopias e colonoscopias serão priorizadas na próxima etapa de atendimentos das carretas do programa Saúde Integrada Municipal (Saúde SIM) em Uberaba, informou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população a exames especializados, seguindo a estratégia de levar atendimento de saúde diretamente aos bairros.
Em entrevista à Rádio JM, Valdilene explicou que os exames serão realizados tanto nas carretas quanto em prestadores parceiros, como o Hospital Hélio Angotti, que pretende realizar mais de mil colonoscopias e mais de 700 endoscopias. Segundo a secretária, mutirões também estão sendo organizados em outros hospitais e clínicas credenciadas para agilizar o atendimento aos pacientes que aguardam internamente há mais tempo.
Valdilene destacou que a medida integra o trabalho das carretas, do sistema ambulatorial Sisreg e das unidades de saúde, permitindo que cada paciente seja chamado de acordo com a gravidade do seu caso. “Ao mesmo tempo que estamos organizando de cá, dentro da Secretaria Municipal de Saúde, estamos em tratativas paralelas com prestadores de serviços, para que eles também se organizem. O Hospital de Clínicas, por exemplo, tem trabalhado com metodologias de mutirão”, explicou.
A secretária reforçou que os pacientes devem manter os dados de contato atualizados e atender às ligações feitas pelos números (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160 para garantir a realização do exame. Com a nova etapa do Saúde SIM, a expectativa é atender milhares de pacientes, priorizando casos mais urgentes e qualificando o atendimento especializado na cidade.