Uberaba recebe a Caminhada pela Vida, no sábado (27), iniciativa que integra o Dia Nacional da Doação de Órgãos e o Setembro Verde, voltada à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O evento ocorre das 8h às 10h, em frente ao Hospital Regional José de Alencar.
A atividade busca engajar a comunidade e os profissionais de saúde em uma reflexão sobre a relevância da doação de órgãos. Ana Luiza Alves Freitas, supervisora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) e organizadora da caminhada, convida toda a população para participar do evento. “É importante a participação dos colaboradores e das pessoas da comunidade que puderam estar presentes. Todos serão bem-vindos ao nosso evento, engajando-se nesta reflexão sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos”, disse.
Funcionários do Hospital Regional ainda podem se inscrever por meio de formulário online disponibilizado internamente. A inscrição, acompanhada de 1 quilo de alimento não perecível, garante participação em sorteio de brindes.
O processo de doação e transplante envolve manifestação de vontade em vida, diagnóstico de morte encefálica ou parada cardiorrespiratória, atuação da Cihdott junto à família, exames de compatibilidade e doenças, retirada do órgão, transporte e cirurgia transplantadora. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 78 mil pessoas aguardam por órgãos no Brasil, sendo a falta de comunicação familiar um dos principais obstáculos para a doação.
O evento reforça a importância de informações corretas e da participação da sociedade, destacando o papel de cada pessoa na promoção da vida por meio da doação de órgãos e tecidos.