Inicialmente, a previsão é que o abastecimento de água seja interrompido no período noturno; contudo, a seca e o calor podem levar a fechamentos emergenciais durante o dia
Segundo o comunicado da Codau, às 6h de hoje os reservatórios estavam com apenas 46,1% da capacidade, um volume 8,6% inferior ao registrado no mesmo horário de terça-feira (30) (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) alertou que o fechamento emergencial dos reservatórios de água pode ocorrer a qualquer momento nesta quarta-feira (1º), devido à queda acentuada no nível de armazenamento e à redução da captação no rio Uberaba. O abastecimento regular também será suspenso das 21h desta quarta até às 4h30 de quinta-feira (2), conforme o Plano de Contingenciamento da Seca.
Segundo o comunicado da Codau, às 6h de hoje os reservatórios estavam com apenas 46,1% da capacidade, um volume 8,6% inferior ao registrado no mesmo horário de terça-feira (30). O índice já é inferior à metade do ideal e preocupa ainda mais diante do consumo elevado da população.
Outro dado crítico divulgado pela companhia é que, pela primeira vez durante a estiagem de 2025, a vazão de captação do rio Uberaba caiu para menos de mil litros por segundo – atingindo 970 l/s na manhã desta quarta. Há apenas quatro dias, a vazão era de 1.140 l/s, o que evidencia uma redução de 170 l/s em um curto período.
A Codau reforça que, se o consumo desta quarta (1º) seguir o mesmo padrão elevado de terça (27,1%), será inevitável o fechamento emergencial dos reservatórios ao longo do dia. “Tendo em vista que não haverá melhora na oferta de água, o que vai indicar o fechamento é o consumo da população. Atenção! Economize, use apenas o essencial”, diz o alerta.
As manobras para o fechamento dos reservatórios começaram ainda no fim de agosto, nos dias 23 e 24, como resposta inicial à queda dos níveis de captação e aumento do consumo. A medida foi a primeira do ano dentro do Plano de Contingenciamento da Seca.
Após uma breve trégua, os fechamentos sistemáticos voltaram a ocorrer a partir de 7 de setembro, se intensificando nas semanas seguintes, à medida que os níveis dos reservatórios voltavam a cair e a vazão do rio Uberaba seguia em queda.
No dia 23 de setembro, a Codau chegou a informar que não haveria fechamento dos reservatórios naquela terça-feira, graças à chuva registrada no dia anterior. A precipitação ajudou a elevar temporariamente o nível de armazenamento e reduziu o consumo.
No entanto, o alívio foi momentâneo. No domingo (28), todos os reservatórios da cidade foram novamente fechados, das 21h até 4h30 da segunda-feira (29), como parte das ações do plano emergencial para garantir o equilíbrio entre consumo e oferta de água.