CADA GOTA CONTA

Seca sem trégua: abastecimento de água pode ser suspenso durante o dia se consumo não cair

Codau pede uso consciente e alerta que colaboração da população pode evitar cortes de água durante o dia

Dandara Aveiro
Publicado em 11/09/2025 às 11:32
Compartilhar

A necessidade de medidas mais rigorosas ocorre após o recorde de consumo registrado nesta quarta-feira (10) (Foto/Reprodução)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) não descarta que, em casos críticos nos níveis dos reservatórios, o fechamento na distribuição de água em Uberaba ocorra em períodos mais longos ou até mesmo durante o dia. A medida, que até o momento tem sido adotada apenas no período noturno, entre 21h e 4h30, é parte do plano de contingência da autarquia diante da estiagem prolongada e do consumo elevado registrado nesta semana. 

Em entrevista ao programa Pingo do J, Giovanni Molinero, diretor de Desenvolvimento e Saneamento da Codau, os reservatórios são monitorados diariamente e, caso os índices fiquem abaixo de 25%, podem ser adotadas manobras de “fechamento prolongado” ou até emergencial, incluindo horários diurnos em situações de risco. “O desejo é manter os fechamentos apenas no período noturno, que impacta menos a população. Mas se os níveis caírem bastante, teremos que adotar medidas emergenciais também durante o dia”, ressaltou. 

Entre as situações previstas pelo plano de contingência, estão: o cenário ideal, com reservatórios acima de 40%, quando todos permanecem abertos; o fechamento parcial noturno, com índices entre 35% e 40%; o fechamento total noturno, adotado atualmente, com níveis entre 25% e 35%; e o fechamento prolongado ou emergencial, abaixo de 25%, segundo explicou Molinero. 

A necessidade de medidas mais rigorosas ocorre após o recorde de consumo registrado nesta quarta-feira (10), quando o índice medido entre 6h e 22h atingiu 28,7%. O aumento foi atribuído à combinação de clima seco, baixa umidade, ventos fortes e nuvem de poeira provocada por queimadas na cidade e região. “Esperamos que a população colabore para não aumentar ainda mais o consumo, como aconteceu ontem”, reforçou o diretor da Codau. 

A Codau informa que todas as estruturas de produção de água, incluindo transposição do Rio Claro, poços e bombas, estão em plena operação. Mesmo assim, os níveis dos reservatórios não têm conseguido se recuperar rapidamente, tornando o monitoramento constante e o uso racional de água fundamentais. Até o momento, a previsão indica que as condições climáticas secas e quentes devem persistir, mantendo a necessidade do fechamento noturno. O retorno das chuvas em Uberaba é esperado somente após o dia 20 de setembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por