Agentes de trânsito serão prioridade em 2023, diz o secretário Alexandre Oliveira (Foto/Divulgação/PMU)
Em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (4), o secretário de Defesa Social, Alexandre Oliveira, revelou que os agentes de trânsito serão prioridade da pasta neste ano de 2023. Além de trabalhar a progressão de carreira e salário, será estudada e apresentada uma forma de ampliar o quadro de agentes atual.
Atuam no controle e monitoramento do trânsito de Uberaba, hoje, de 18 a 20 agentes, segundo o secretário. Este número está aquém da demanda crescente nas ruas e avenidas da cidade. Com isso, a ideia do Governo Municipal é garantir que o grupo receba condições de melhorias e, se possível, ampliação.
"Nos primeiros dois anos tivemos atenção especial para a nossa Guarda. E, em 2023, vamos mudar a chave para atender os agentes de trânsito. É uma classe pequena, que faz um trabalho hercúleo, e tem atuado muito nos eventos e onde ocorre maior movimentação de veículos na cidade. A gente precisa, como na Guarda, trabalhar os instrumentos institucionais, de carreira, da progressão, e temos recursos para isso", explicou Alexandre.
"Vamos começar 2023 investindo e sugerindo a ampliação do quadro deles, que é muito pequeno, em torno de 18 a 20 agentes", completou o secretário, ao avaliar as possibilidades e prioridades da Defesa Social para este ano.
Para ajudar no empenho, há uma equipe de educação no trânsito, formada por aproximadamente sete pessoas, que auxilia nas ações de abordagem para esclarecer mudanças de sinalização, paradas em pontos movimentos, como escolas, além de eventos.
No Natal, inclusive, essa equipe esteve presente junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na operação de prevenção de acidentes e infrações de trânsito nas rodovias federais.