IMUNIZAÇÃO

Secretaria de Saúde adota vacina da pólio injetável, conforme determinação do Ministério

Publicado em 02/10/2024 às 14:09Atualizado em 02/10/2024 às 22:15
Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Uberaba passará a seguir as definições do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), sobre a substituição da vacina contra a poliomielite. A Vacina Oral Poliomielite (VOPb), conhecida como “gotinha”, utilizada nos reforços, será substituída pela versão inativada (VIP), “injetável”, do imunizante. 

Os dois reforços com a “gotinha”, que eram realizados para imunização contra a poliomielite aos 15 meses e aos 4 anos, serão realizados unicamente com a injetável aos 15 meses. Vale destacar que a primeira imunização, realizada aos 2, 4 e 6 meses, segue sendo feita com a vacina injetável, sem alterações.

“A partir de agora, o Ministério da Saúde entendeu que não será mais necessário fazermos os dois reforços com a vacina oral, porque ela é uma vacina atenuada, que tem uma série de questões que fazem com que a inativada (injetável) seja mais adequada ao momento que vivemos na imunização”, explicou a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral. 

A substituição da “gotinha” pela vacina inativada da poliomielite (VIP) foi aprovada em 2023 pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou as novas evidências científicas indicando a maior segurança e eficácia da VIP. A SMS informa ainda que o estoque da vacina “gotinha” está sendo recolhido durante esta semana e será entregue à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por