A Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira (8), às 13h30, capacitação sobre Febre Maculosa para profissionais da Saúde. O encontro será no Hospital Regional José Alencar.
Coordenada pela equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde, em parceria com os Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses e Endemias, a capacitação tem objetivo de preparar os profissionais da rede de saúde para os cuidados necessários no atendimento dos pacientes que apresentem os sintomas da febre maculosa.
A reunião contará com a participação da médica infectologista Danielle Borges Maciel e do chefe da Seção de Controle de Zoonoses e biólogo, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues.
Eles abordarão temas sobre notificação, transmissão, manejo clínico, diagnóstico laboratorial e tratamento.
Também serão discutidas áreas de risco de contaminação, hospedeiros e orientações quanto à prevenção da febre maculosa, que é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada de uma das espécies de carrapato.
O parasita depende de sangue de outros seres para sobreviver. Seus hospedeiros podem variar de região para região, podendo ser encontrados em cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras, que são os mais comuns.