Valdilene Rocha estima que a melhora nos índices de comparecimento ocorre em virtude de trabalho de conscientização feito junto à população
(Foto/ Divulgação CMU)
A Secretaria Municipal de Saúde comemora diminuição de pacientes que faltam após agendarem procedimentos por meio eletrônico. Valdilene Rocha, secretária de Saúde, estima que isso se dê em virtude de trabalho de conscientização que está sendo feito junto a sociedade.
“Em algumas especialidades nós observamos que diminuiu. Por exemplo, os da endoscopia e colonoscopia diminuiu bastante o número de faltas. Isso é graças a campanha que estamos fazendo em rádios, os agentes de saúde nos domicílios, o médico no consultório, a enfermagem durante a triagem e pela ouvidoria também”, revela.
Valdilene projetou também que a boa comunicação com os pacientes permite remanejar interessados para vagas de pessoas que irão se ausentar. “Ao diminuir esse número de faltas, nós possibilitamos a oportunidade de outra pessoa ser atendida. Porque a pessoa avisa que não vai e nós conseguimos encaixar outro paciente. Isso ficou muito claro no último mutirão de próteses. Alguns pacientes agendados nos avisaram que não iriam e conseguimos atender outras pessoas que chegaram sem agendar e foram atendidas porque sabíamos dos ausentes”, posiciona.
Além disso, com a diminuição das ausências, a SMS potencializa os atendimentos visto que os servidores não ficam ociosos aguardando o paciente que não comparecerá no atendimento.