Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância dos cuidados com a saúde mental, durante a campanha Janeiro Branco, assim como em todos os meses do ano. Criado por psicólogos brasileiros, o movimento olha as necessidades pelos aspectos emocionais como depressão, ansiedade, falta de autocuidado, além de outros transtornos.
De acordo com a campanha nacional, janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia, como uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
Atenta às necessidades da população, a SMS, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, está apta a acolher todos aqueles que estejam em busca de equilíbrio.
Os serviços de saúde mental no Município atendem à demanda espontânea e têm como porta de entrada as UBSs, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Compõem a Rede de Atenção Psicossocial do Município: CAPSi (Infantojuvenil) - destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes a partir dos 3 anos até 17 anos e 11 meses; CAPS Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e CAPS Maria Boneca (instituição parceira do Município) - destinados aos cuidados de adultos e idosos; CAPS AD III (Álcool e outras Drogas), destinado ao cuidado do paciente em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas e o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) que presta assistência a casos de média complexidade.
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones:
Diretoria de Atenção Psicossocial – 3331- 2797
SIAP – 3312- 7253
CAPSi – 3311-5836
CAPS Dr. Inácio Ferreira – 3312- 0414
CAPS AD III (24 horas) – 3322-3007