(Foto/Arquivo JM)
Em janeiro, de acordo com o Projeto de Precipitação Meteorológica da Secretaria do Agronegócio (Sagri), choveu 33,81% a menos do que o esperado para o Município. O boletim mensal já está à disposição dos interessados na página eletrônica da Prefeitura de Uberaba.
Conforme o boletim, em janeiro, o índice de precipitação no Município foi de 217,35 milímetros, quando o esperado, segundo a média histórica para o período, era de 328,20 milímetros.
O documento, que reúne precipitações de 27 estações meteorológicas (a maioria no meio rural), aponta que o maior índice foi registrado na região do Chapadão, próximo à Usina Uberaba, com 371 milímetros. Já o local que menos choveu, em janeiro, foi no Vale do Tijuco, com apenas 130,40 milímetros.
Para fevereiro, informou o geógrafo da Sagri, professor Matheus Alves, são esperados 228,30 milímetros, média histórica do período para Uberaba. Até o dia 8 de fevereiro já foram registrados 89,70 milímetros de precipitação, com média diária de 11,25 milímetros. “O que, se continuar, ultrapassará em muito a média histórica”, observou.
Completando o trimestre, para março são esperados para Uberaba 241,40 milímetros de precipitação e 94,90 milímetros em abril.
Matheus Alves enfatizou que para a região Central do Brasil, e isto inclui Uberaba, a probabilidade é de que as chuvas sigam a média histórica. Esta previsão reflete bem as características do fenômeno El Niño. O boletim da Sagri não descarta fortes tempestades até o final de abril.