Sagrii vai iniciar assistência técnica específica a 25 produtores de leite da região da Capelinha do Barreiro
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), vai iniciar, agora em fevereiro, assistência técnica específica a 25 produtores de leite da região da Capelinha do Barreiro.
De acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, Luiz Filipe Leite Sabino, ainda vai acontecer uma segunda reunião com o grupo, no sábado de Carnaval, porém o trabalho já foi acertado entre as partes. “Vamos colocar dois técnicos à disposição do grupo, sendo um zootecnista e um agrônomo”, informou.
Luiz Filipe ressaltou que o pool de produtores foi formado já há algum tempo e faz entrega de leite em conjunto para laticínio da região. “Ao todo, são 25 fazendeiros que produzem entre 50 e 500 litros de leite por dia. A meta é aumentar a produtividade, tanto em busca de ampliar ganhos, como melhorar a forma de negociação com o laticínio”, relatou.
Para tanto, enfatizou o dirigente, será dada uma assistência contínua aos pecuaristas, assim como, ofertados programas da Sagri, dentre eles o de Produção de Leite a Pasto e o Mais Pecuária Brasil. Esse último, para melhoramento genético do rebanho. De acordo com Sabino, hoje, apenas dois produtores do grupo foram contemplados com o Mais Pecuária, um programa de inseminação artificial sincronizada que tem alcançado ótimos resultados e custo zero para o participante.
Já a assistência agronômica vai trabalhar, dentre outras coisas, com melhoria das pastagens e silagem ideal.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, foi quem procurou o grupo para ofertar os serviços da Sagri, e está esperançoso com os resultados que advirão da parceria. Ele lembrou que este tipo de assistência técnica é prestado de forma ampla pela Pasta, porém, individualmente ao produtor, mas que está aberta para outros grupos, caso haja interesse.