A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue atuando para minimizar os efeitos das queimadas na saúde da população. Dessa forma, a SMS está monitorando os casos de atendimentos médicos relativos ao tempo seco. Além disso, a Pasta segue orientando a comunidade em relação aos cuidados que devem ser tomados.
Em reunião na Prefeitura de Uberaba, nesta madrugada, o secretário adjunto de Saúde, Cecílio Filho, destacou que medidas de alinhamento já estão sendo tomadas. “Nós entramos em contato com os hospitais, com as UPAs e com o Samu. Deixamos nossa equipe toda preparada para ter uma resposta o mais rápido possível para qualquer agravo, para que a gente consiga atender a tempo a população”, destacou.
A Vigilância em Saúde do Município de Uberaba alerta para os cuidados necessários, a fim de evitar doenças respiratórias durante esse período:
1-Pacientes com doenças respiratórias (asma, DPOC e rinite alérgica) devem manter o tratamento regular com suas medicações inalatórias (bombinhas).
2-Evitar exposição sempre que possível a locais com grande concentração de fumaça, que é toxica e pode causar problemas respiratórios.
3-Recomenda-se a utilização de máscara para sair de casa.
4-Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios com falta de ar, chiado no peito, tonturas, dor de cabeça, procurar atendimento médico.
5- Beba água, a hidratação é muito importante para as vias aéreas nesse momento de baixa umidade do ar. Atenção com crianças, gestantes e idosos pelo maior risco de desidratação. Observar a diurese (urina) que deve ser no mínimo de 4 a 6 episódios /dia.
6-Lavar os olhos e nariz, com soro fisiológico ou água limpa e manter as mãos higienizadas.
7- Umidificadores podem ser usados, desde que limpos para evitar mofo. Toalhas molhadas e bacias com água também são recomendadas.