Projeto Mais Idade mais Saúde: Residencial para idosos Vida & Saúde (Foto/Divulgação)
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, divulgou por meio das redes sociais os avanços no projeto "Mais Idade, Mais Saúde: Residencial para Idosos Vida & Saúde". As imagens mostram o projeto arquitetônico das moradias populares que devem abrigar idosos de baixa renda em Uberaba.
Inicialmente, o projeto previa cerca de 50 construções adaptadas para o público com mais de 60 anos. No entanto, Kobayashi informou que são 20 residências e uma capacidade máxima de 40 moradores. "Todos os requisitos para a seleção ainda estão sendo estudados, no entanto, a autonomia motora não comprometida, a vulnerabilidade social e o rompimento do vínculo familiar serão alguns dos requisitos essenciais", destaca o adjunto.
Além disso, critérios socioeconômicos ainda serão analisados e estabelecidos.
Lançado em dezembro de 2022, o projeto "Mais Idade, Mais Saúde: Residencial para Idosos Vida & Saúde" ocorre em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra). A proposta já conta com um recurso de R$800 mil, incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.
De acordo com a UFTM, a iniciativa, que será contínua, ainda busca mais parcerias, e a ideia inicial é que o condomínio seja construído ao lado da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI).