VAI PEGAR

Secretário garante que lombadas eletrônicas vão registrar infrações

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 05/01/2023 às 09:36Atualizado em 05/01/2023 às 12:56
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Lombadas eletrônicas ainda não têm previsão de instalação em Uberaba, mas PMU estuda a alternativa (Foto/Ilustrativa/Wikipedia)

Lombadas eletrônicas ainda não têm previsão de instalação em Uberaba, mas PMU estuda a alternativa (Foto/Ilustrativa/Wikipedia)

Estudada como alternativa para tentar coibir acidentes de trânsito em Uberaba, a lombada eletrônica deve ser instalada nas principais vias de movimento da cidade em um futuro próximo. O aparelho se assemelha, mas não é um radar comum, porque mostra em uma grande tela a velocidade permitida naquele trecho. Segundo o secretário de Defesa Social, Alexandre Oliveira, ao contrário dos rumores, o sistema vai marcar e multar o excesso de velocidade flagrado.

Ainda no ano passado, o superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Rosa Carmelito, informou que a intenção da pasta seria diminuir a quantidade de lombadas físicas nas ruas, apesar da alta demanda. Atualmente, Uberaba conta com mais de 1,2 mil "quebra-molas".

Neste sentido, um mecanismo diferenciado, mas com o intuito de frear os apressadinhos, teria que ser adotado. Como estratégia para regular o tráfego, as lombadas eletrônicas surgiram e seriam uma alternativa viável.

"As lombadas eletrônicas, fazem, de fato, com que o motorista reduza a velocidade. Estamos estudando a instalação delas para que o condutor atinja a velocidade compatível à via e, por consequência, dando mais segurança ao público em geral", esclareceu à época Rodrigo Carmelito.

A opção chegou a ser questionada por motoristas. Apenas o lembrete eletrônico seria capaz de registrar a infração e garantir a multa? O secretário Alexandre Oliveira diz que sim. “Na lombada eletrônica, se você passar acima da velocidade permitida, é registrada a infração”, garantiu.

Controladores eletrônicos de velocidade, ou as popularmente conhecidas lombadas eletrônicas, são instaladas nas vias de maior movimento, que geralmente possuem grande fluxo de pedestres, hospitais, escolas etc.

Sob a via, e devidamente espaçados, são instalados dois sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem do veículo, esses sensores são conectados a uma central que, por sua vez, determina o valor da velocidade. Quando o veículo aciona o primeiro sensor dá-se início à contagem do tempo, que é interrompida a partir da passagem do veículo pelo segundo sensor. Da razão entre o tempo medido e o espaço entre os sensores é determinada a velocidade do veículo. Se essa velocidade for superior a um valor máximo estabelecido, o sistema faz uma imagem do carro e gera uma multa.

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