Exposição segue até o dia 14 deste mês (Foto/Divulgação)
Os serviços de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), ganharam destaque na exposição "Identidade", realizada pela Vara da Infância e Juventude do Fórum Melo Viana, que segue até o dia 14 de outubro.
Os trabalhos expostos foram desenvolvidos por crianças e adolescentes acolhidos em decorrência de violações de direito, situações nas quais os vínculos familiares se encontram fragilizados ou interrompidos.
A exposição apresenta as atividades em três equipamentos da Seds: a Casa de Proteção, a Unidade de Acolhimento Catarina Souto e a Casa do Adolescente, e também de outras entidades envolvidas com serviços adoção, acolhimento e nas medidas socioeducativas em Uberaba.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Erika Martins, a iniciativa busca sensibilizar a população e apresentar os serviços oferecidos pelas instituições responsáveis por amparar esse público, além de promover um espaço de valorização e expressão para os acolhidos.
A mostra foi idealizada pelo juiz Marcelo Geraldo Lemos, da Vara da Infância e Juventude de Uberaba. A proposta, de acordo com ele, surgiu como uma forma de valorizar o trabalho realizado pelas instituições e dar visibilidade às histórias de superação e resiliência de seus acolhidos. Ele acrescentou que a exposição também é uma maneira de sensibilizar a comunidade.
“Junto com o setor psicossocial, criamos essa proposta para chamar atenção da sociedade a fim de que participe e se envolva, para que juntos possamos garantir os direitos das crianças e adolescentes, que são sujeitos de direito, e, todos nós, a família, a sociedade, o poder público, temos que garantir isso com prioridade absoluta”, comentou.
A exposição pode ser visitada no Fórum Melo Viana até o dia 14 de outubro, na Av. Maranhão, 1.580 - Santa Maria, das 12h às 18h.
Para mais informações sobre os serviços prestados pela Seds e as ações de acolhimento, o telefone é o (34) 3331-2403.