Diversos setores da sociedade participaram da reunião (Foto/Divulgação)
O combate ao trabalho infantil foi pauta de reunião, na última sexta-feira (18), promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e representantes da rede de proteção que trabalham diretamente com crianças e adolescente do território do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Polo I), que atende os bairros das regiões do Gameleiras, Chica Ferreira, Valim de Melo, Alvorada entre outros.
A reunião foi realizada no Park Educacional Meninos e Meninas com a presença de representes de diversos setores da sociedade civil organizada, poder público e judiciário.
Leia também: Seds orienta população sobre emissão de carteirinha para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
O encontro teve o objetivo de discutir e formatar o projeto piloto que visa a implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Uberaba.
O assistente social do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cacildo Neto, explicou que a proposta é levar o projeto piloto a todos os territórios. Ele informa que em conjunto e de forma articulada, as instituições definiram que é necessário mapear o território para conhecer a rede de atendimento, mobilizar e capacitar os atores, fazer o diagnóstico socioterritorial, sensibilizar a comunidade para que seja possível atender as demandas e, assim, inserir crianças, adolescentes e suas famílias nas políticas públicas por meio dos serviços socioassistenciais.
Coordenador do projeto, Cacildo disse que partir do levantamento, já será possível começar a direcionar as demandas de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil em Uberaba.
Ele ressalta ainda que o programa visa promover ações que possam fortalecer o vínculo familiar, retirar crianças e adolescentes da situação de trabalho infantil e proporcionar aos jovens a inserção no trabalho de forma articulada e com a formação profissional.