Ampliação do convênio com Instituto Maria Modesto já foi sinalizada pela SMS, mas a viabilização aguarda aditivo contratual
Programado para iniciar em fevereiro deste ano, o atendimento infantil no Instituto Maria Modesto (IMM) aguarda o aceno positivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo Sérgio Marçal, gerente do instituto, toda a estrutura dos atendimentos está viabilizada e a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) e espera apenas a concretização do aditivo contratual com o Município.
Projeto Técnico, que detalha como será a prestação do serviço, já foi apresentado e aprovado pelos órgãos competentes. Atualmente, o município de Uberaba tem convênio para atendimento adulto com o Instituto Maria Modesto, disponibilizando 80 vagas semanais. O convênio ainda abrange internações de pacientes vindos das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A ampliação do atendimento a crianças e adolescentes já estava previsto, devido à demanda reprimida na cidade.
“Nós tivemos reunião com a secretaria, está tudo acertado. Os fluxos, o modo de encaminhamento via fila eletrônica e central de marcação de consultas, quantidade de consultas por semana, atendimento multiprofissional, incluso médico, e agora falta só formalizar esse documento [o aditivo contratual]. No momento em que assinar, a fila já começa a ligar e nós começamos a atender. Nós já estamos com tudo pronto, aguardando um sinal da secretaria para iniciar”, explica Sérgio.
A previsão é que ocorram 30 consultas de Psiquiatra por semana, totalizando 120 ao mês. Também terão os atendimentos de Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Enfermagem. Em janeiro deste ano, Marçal antecipou que quatro salas Instituto Maria Modesto foram ampliadas para o ambulatório. “Elas duplicam porque vamos atender em dois períodos do dia, além dos seis consultórios adultos que nós vamos aproveitar para o atendimento do infantojuvenil", informa.
A reportagem do Jornal da Manhã questionou a Prefeitura de Uberaba sobre a previsão para a assinatura do aditivo contratual. No entanto, até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.