Prefeitura Municipal de Uberaba amplia o número de escolas contempladas pelo Programa Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal. Em vez de três, a Administração Municipal beneficiará seis escolas, sendo quatro na zona urbana e duas na zona rural.
O processo de escolha foi realizado nos dias 16 e 17 deste mês. A Escola Municipal Frederico Peiró foi a primeira a garantir vaga na gincana realizada na quinta-feira à noite em evento realizado no Cine Teatro Vera Cruz. Com a ampliação no número de contemplados, a escola Celina Soares de Paiva, localizada às margens da MG 427 ficou em segundo lugar pela zona rural.
A escolha das escolas da zona urbana aconteceu na sexta-feira à noite. A escola Madre Maria Georgina, instalada no conjunto Volta Grande conquistou o primeiro lugar, seguida das escolas Niza Marques Guaritá (Manoel Mendes) e Norma Sueli Borges (Vila Planalto).
Até então, com a chegada de computadores, somente estava definida a Escola Uberaba. A instituição é considerada pólo da informatização na rede municipal de ensino, por isso os primeiros equipamentos vieram para a escola.
O programa é voltado para estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. O prefeito Anderson Adauto participou da gincana e fez a entrega simbólica às escolas vencedoras.
Oito escolas rurais disputaram a gincana com mais de mil participantes entre alunos, pais e professores. Foram dez provas passando pela experiência de sucesso com laboratório de informática, jingle abordando o impacto do uso do computador no contexto escolar, apresentação de projeto de implantação do UCA como ferramenta de aprendizagem, desempenho da escola ao longo dos anos no Saem, percentual de professores participando no laboratório de informática, avaliação de participação nos principais projetos da Secretaria, apresentação de slogan e logomarca para o projeto UCA Uberaba, rodada de perguntas para equipe das escolas formada por pais, professores e alunos (foram seis questões sobre tecnologia e quatro sobre políticas públicas educacionais).
De acordo com o secretário municipal de Educação José Vandir, a Prefeitura já iniciou processo de compra de aproximadamente mil unidades para distribuir entre as escolas vencedoras da gincana.