Coleta de lixo não ocorre há uma semana, segundo moradores (Foto/Leitora JM)
Moradores da avenida Pedro Salomão denunciam ao Jornal da Manhã o transtorno causado pelo “sumiço” da coleta de lixo. Segundo a denunciante, que preferiu manter sua identidade em sigilo, a rua está sem o serviço já há uma semana, deixando moradores, inclusive, à mercê de multas, além da sujeira e mau cheiro.
Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, na última semana não ocorreu a coleta de lixo na avenida. A coleta geralmente ocorria às segundas, quartas e sextas-feiras, por volta das 20h. “Mas esta semana simplesmente não ocorreu. Aqui há prédios, clínicas, residências. Estamos recolhendo novamente para dentro para não levarmos multa, porque os andarilhos passam, abrem e espalham os dejetos pela rua”, pontua a moradora.
Moradores temem multa (Foto/Leitores JM)
Outro morador conta que, devido à grande quantidade de resíduos produzida em um determinado dia, precisou transportar o lixo para outra residência para que pudesse ser recolhido. “De manhã, eu estava retirando um pouco dos resíduos que caíram, porque os moradores de rua reviram e pode ficar pior”, afirma.
Ainda, os vizinhos contam que procuraram a Codau em busca de saber o que teria causado a ausência dos coletores e pedindo a resolução do problema. “Eles registraram nossa denúncia e nos pediram uma semana para então dar andamento”, finaliza a moradora.
O Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau sobre o assunto. Em nota, a companhia informa que “a avenida Pedro Salomão tem coleta três vezes por semana no período noturno. A coleta está funcionando normalmente, sem interrupção desta programação.
Como a avenida é divisora de setor, o lado da direito (pista sentido centro/bairro) a coleta é terça, quinta e sábado. O lado esquerdo (também pista centro/bairro) o lixo é recolhido toda segunda, quarta e sexta-feira.
Há lixeiras públicas na avenida que estão próximas à rede de lanchonete localizada na esquina da Av. Santos Dumont com a Av. Pedro Salomão. E normalmente no fim de semana elas ficam abarrotadas de lixo, oriundo dos clientes deste estabelecimento e na segunda-feira pela manhã, as equipes da limpeza urbana retiram o lixo desses equipamentos públicos (lixeiras) e repõem os sacos plásticos.
Uma coleta emergencial será realizada nessa manhã de segunda-feira (17), mas há que se observar que os moradores estão colando o lixo na calçada fora do horário habitual, que é o noturno”.