Profissionais ainda relatam que não receberam a segunda parcela do 13º salário, que deveria ser pago até o dia 20 de dezembro do ano passado (Foto/Divulgação)
Funcionários do Hospital Hélio Angotti reclamam de atraso no pagamento do salário de janeiro. Assim como o Hospital Beneficência Portuguesa, a instituição não recebeu repasse que deveria ser encaminhado pela Prefeitura de Uberaba este mês. Profissionais ainda relatam que não receberam a segunda parcela do 13º salário, que deveria ser pago até o dia 20 de dezembro do ano passado.
De acordo com denúncia encaminhada à reportagem do Jornal da Manhã, funcionários receberam o último pagamento no dia 9 de dezembro de 2022 e deveriam ter recebido o pagamento do mês de janeiro até o dia 10. Entretanto, ainda não tiveram retorno. O enfermeiro que entrou em contato com o JM ainda contou que os funcionários só receberam uma parcela do FGTS. “O restante está sem data de pagamento”, desabafa.
Em contato com o Hospital Hélio Angotti, foi informado que 93% dos atendimentos realizados são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fonte maior de receita destinada a pagamentos. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) efetuou o crédito à Prefeitura de Uberaba no último dia 9 e, até o momento, este repasse não foi realizado. E como o pagamento dos salários dos colaboradores fica vinculado a este valor, será feito somente quando o Executivo realizar a transação.
“Quanto ao atraso dos 50% do 13º salário, o pagamento ainda não foi efetuado devido ao atraso de repasse do extrapolamento de produção autorizado pelo município de junho a setembro de 2022”, informa a instituição, em nota.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Uberaba, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.