O Carnaval deve sair dos locais fechados e retornar com bloquinhos de rua no ano que vem (Foto/Arquivo JM)
Devido às condições climáticas e a alta previsão de custeio para abrigar a comunidade sob chuvas, a Prefeitura de Uberaba não fará evento de virada de ano para 2023. No entanto, a manobra possibilitou a Fundação Cultural (FCU) empenhar maior esforço no Carnaval do ano que vem, com previsão de desfiles de bloquinhos de ruas e utilização da área central da cidade.
De acordo com o presidente da FCU, Cássio Facure, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira (28), o projeto do Carnaval ainda não está pronto, mas há modelagem em estudo baseada nas festividades realizadas em grandes centros mineiros, como Ouro Preto e Belo Horizonte. Nestas cidades, são favorecidos os bloquinhos de rua, como forma de levar à população a cultura local, a valorização de artistas regionais e a ocupação das áreas públicas.
“O nosso Carnaval está sendo projetado para acontecer nos moldes feitos em BH. Valorizando a arte, revitalizando o Carnaval dos bons tempos, familiar, que tínhamos o prazer de ir com a família, as crianças. Se a gente tiver um fluxo bom, vamos abrir o edital para 20 blocos inicialmente. Abrimos mão do réveillon para potencializar o Carnaval”, revelou Cássio.
No tom de valorização do espaço urbano, o presidente afirmou que a rua Artur Machado, como uma das principais vias históricas da cidade, está presente na programação, e deve ser um dos locais de passeio do evento. “Acredito que vai ser do começo do quinto quarteirão até a Concha Acústica. É um passo de cada vez”, disse.