De acordo com a administração, o corte foi solicitado pela empresa Aena como medida de segurança aeroportuária (Foto/Leitor)
Árvores da rua Edgar Vidal Leite Ribeiro, próximo à praça Pôr do Sol, no bairro Olinda, passam por supressão nesta quarta-feira (18). A situação foi alvo de denúncia por leitores do Jornal da Manhã. No entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) afirma que o corte é regular.
Segundo informações, as árvores que estão sendo suprimidas estão localizadas na calçada da via. De acordo com a administração, o corte foi solicitado pela empresa Aena como medida de segurança aeroportuária. "Vistoria feita pela Semam, em conjunto com os técnicos da empresa, constatou situação de risco para a área, sendo emitida autorização para a supressão", informa a nota.
Ainda segundo a secretaria, não é possível executar a medida compensatória no mesmo local, razão pela qual a Aena optou pela doação das mudas ao Horto Municipal.
Em entrevista à Rádio JM na segunda semana de setembro, o gerente do Aeroporto Mário de Almeida Franco, Guilherme Zapola, informou que um dos principais pilares da operação aeroportuária é o manejo de fauna, o que requer controle da vegetação.
"A gente brinca que o aeroporto, basicamente, para a operação, precisa de sistemas elétricos, que garantem uma boa operação noturna, e manejo de fauna, ou seja, para garantir que não haja muitos pássaros. Então, a vegetação é controlada. Não é simplesmente chegar e cortar, há uma técnica muito avançada por trás do manejo de fauna. A parte de pintura e pavimento também são essenciais para garantir que o aeroporto esteja operando bem", afirma.