(Foto/Arquivo JM)
As atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) voltam a acontecer neste domingo (4), das 9h às 11h, com 25 vagas para crianças de 8 a 14 anos e 25 adultos, que acompanham os menores, na Mata do Carrinho. As atividades passaram a ser mensais, em 2024. De acordo com a equipe da Semam, os interessados podem se inscrever na hora e as vagas de cada grupo são limitadas.
Esse é o segundo encontro do ano. No primeiro, em 7 de janeiro, mais de 50 pessoas participaram das atividades lúdicas e trilha interpretativa para maior conhecimento da fauna, flora e curiosidades do parque.
No início da visita, há uma breve explanação do contexto histórico do Parque e orientações referentes ao passeio. Durante a trilha, em pontos estratégicos, seis estagiárias do curso de Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM abordam temas específicos sobre os elementos que compõem o parque.
Os participantes têm a oportunidade de identificar árvores e entender a importância de cada uma delas dentro do ecossistema da mata. Com a mostra de alguns frutos encontrados, como a buchinha de macaco (como é conhecida popularmente), cedro, jequitibá e o jatobá, as crianças realizam atividades sensoriais, onde podem tocar e identificar cada um deles por meio de texturas e aromas.
No passeio, os visitantes recebem informações sobre bioindicadores, informações pertinentes ao bioma, com observação com lupa dos liquens, briófitas e minhocas, aprendendo sobre o papel que desempenham no meio ambiente. São apresentados alguns animais taxidermizados comuns de serem encontrados na zona urbana, além de identificarem a diferença de animais peçonhentos e não peçonhentos.
Ao final, adestradores fazem apresentação da estrutura da Guarda Municipal, bem como dos cães, e informações pertinentes ao trabalho de identificação de drogas através do faro desses animais.