CONFIRA

Semana da Visibilidade da Pessoa com Deficiência tem atividades em Uberaba

Publicado em 23/08/2023 às 20:43Atualizado em 23/08/2023 às 20:44
Compartilhar

Mostra promovida pela Prefeitura de Uberaba dá visibilidade a talento de pessoas com deficiência (Foto/ Lílian Veronezi - PMU)

Mostra promovida pela Prefeitura de Uberaba dá visibilidade a talento de pessoas com deficiência (Foto/ Lílian Veronezi - PMU)

 Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre 21 e 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) promove a 1ª Mostra de Talentos das Pessoas com Deficiência. A programação teve início nesta segunda-feira (21) e segue até sexta-feira (25).

Com apresentações musicais, de teatro e dança, o evento está ocorrendo em instituições de apoio à pessoa com deficiência (PcD) e se encerrará na Praça da Concha Acústica, no dia 25. A proposta é dar visibilidade às pessoas com deficiência e seus talentos, e promover a inclusão.

A primeira edição da Mostra de Talentos foi aberta nesta segunda-feira (21), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com apresentação do Coral Saber Viver da instituição. A secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, acompanhou o início das atividades.

“A Mostra vem para valorizar os diversos talentos da pessoa com deficiência e para ser um momento de integração entre PcD, famílias e comunidade externa. A inclusão social é fundamental não só para garantir os direitos de determinados grupos, mas também para quebrar preconceitos”, destacou a secretária.

Nesta terça-feira (22), assistidos pelo Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) demonstraram o talento na capoeira. O projeto “Além do Limite dos Olhos", uma parceria entre o Instituto e o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, promove a inclusão de alunos da escola do ICBC, com ou sem deficiência, por meio do esporte.

“A partir do momento que a gente consegue fazer uma atividade que exige mais do corpo, no caso a capoeira, isso se torna mais especial. A inclusão tem que estar em todos os lugares. Colocar o deficiente na roda de capoeira é muito importante”, disse o instrutor de capoeira e deficiente visual Vanilton Rosa da Silva, diretor social do ICBC.

A programação continua nesta quarta-feira (23), de forma online, no canal no YouTube do Projeto Portas Abertas, às 18h30. A mestre em Estudos Linguísticos, Angélica Rodrigues Gonçalves, falará sobre os avanços e desafios nas políticas públicas para PcD. No dia seguinte, quinta-feira (24), está agendada apresentação do Coral da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), às 13h, na sede da Associação.

Para encerrar a Mostra de Talentos, na sexta-feira (25), o grupo de teatro da Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace) encenará a peça "A Flor do Mamulengo e a Palhacinha Tagarela", às 9h, na Praça da Concha Acústica.

No dia, haverá também apresentações artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), representando a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-AutismoS).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por