CIDADE

Semana marca movimento de universitários na cidade

Publicado em 06/02/2011 às 16:00Atualizado em 20/12/2022 às 01:49
Compartilhar

Guarda Municipal, comércio e toda a infraestrutura que contornam as Universidades em Uberaba se preparam para a correria da volta às aulas. Tanto as Instituições de Ensino Superior (IES) federais, quanto nas particulares terão aulas somente depois desta segunda semana de fevereiro.

As IES particulares, como a Universidade de Uberaba ainda estão em fase de vestibulares agendados, onde as vagas remanescentes ainda estão sendo preenchidas. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) espera aproximadamente 850 calouros no início das aulas, dia 21 de fevereiro. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro terá mais de 200 novos alunos cursando o nível superior e pós-graduação.

O comércio próximo às faculdades está se preparando para atender os calouros e os veteranos. Na Avenida Nenê Sabino as lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes esperam um aumento de até 30% no movimento, principalmente com a chegada de novos alunos.

Antônio Geraldo é vendedor de lanches próximo à UFTM, explica que as vendas crescem significativamente com as aulas. “Principalmente os novatos de outras cidades, até pegarem o ritmo vivem de lanche. Tem muitos que acabam virando amigos, depois que formam a gente até sente falta”, comenta. Postos de combustíveis também consideram o período letivo mais lucrativo que os meses de férias.

A segurança também foi reforçada pela Polícia Militar, principalmente no bairro Universitário, com a criação da Área Integrada de Segurança Pública, a AISP do Olinda. O número de assalto às residências reduziu bastante. Laila Amaral faz Direito e afirma que a área próxima à Universidade de Uberaba está mais segura. “Antes a gente ouvia dizer na faculdade, quase toda semana, que alguém havia sido assaltado. Agora com a Polícia na Praça Por do Sol, diminuiu”, explica a estudante.

A Guarda Municipal também voltou a atuar na fiscalização do trânsito na porta das escolas e Universidades. “Na sexta-feira, dia 04, começamos as blitze educativas nas escolas, mas as portas das universidades também terão fiscalização”, afirmou o chefe da Guarda Municipal, Júlio César Aguiar.

Trânsito. Com as obras do Programa Água Viva na Avenida Leopoldino de Oliveira, o trânsito pode ficar um pouco congestionado durante a volta às aulas da UFTM, segundo motoristas. A previsão é que o trânsito fique parcialmente interrompido até o fim de fevereiro, caso a chuva não provoque atrasos nas obras. O trânsito está restrito à pista da Leopoldino, sentido bairro/centro, onde foi organizada a sinalização para permitir mão dupla, a partir do trevo da Guilherme Ferreira até o Mercado Municipal.

Outra mudança no trânsito, próximo à Universidade foi a instalação de um semáforo na avenida Nenê Sabino no cruzamento com a Coronel Antônio Rios, antiga reivindicação dos motorista que trafegam pelo local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por