CIDADE

Semana marca movimento de universitários na cidade

Publicado em 06/02/2011 às 16:00Atualizado em 20/12/2022 às 01:49
Compartilhar

Guarda Municipal, comércio e toda a infraestrutura que contornam as Universidades em Uberaba se preparam para a correria da volta às aulas. Tanto as Instituições de Ensino Superior (IES) federais, quanto nas particulares terão aulas somente depois desta segunda semana de fevereiro.

As IES particulares, como a Universidade de Uberaba ainda estão em fase de vestibulares agendados, onde as vagas remanescentes ainda estão sendo preenchidas. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) espera aproximadamente 850 calouros no início das aulas, dia 21 de fevereiro. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro terá mais de 200 novos alunos cursando o nível superior e pós-graduação.

O comércio próximo às faculdades está se preparando para atender os calouros e os veteranos. Na Avenida Nenê Sabino as lojas de conveniências, lanchonetes e restaurantes esperam um aumento de até 30% no movimento, principalmente com a chegada de novos alunos.

Antônio Geraldo é vendedor de lanches próximo à UFTM, explica que as vendas crescem significativamente com as aulas. “Principalmente os novatos de outras cidades, até pegarem o ritmo vivem de lanche. Tem muitos que acabam virando amigos, depois que formam a gente até sente falta”, comenta. Postos de combustíveis também consideram o período letivo mais lucrativo que os meses de férias.

A segurança também foi reforçada pela Polícia Militar, principalmente no bairro Universitário, com a criação da Área Integrada de Segurança Pública, a AISP do Olinda. O número de assalto às residências reduziu bastante. Laila Amaral faz Direito e afirma que a área próxima à Universidade de Uberaba está mais segura. “Antes a gente ouvia dizer na faculdade, quase toda semana, que alguém havia sido assaltado. Agora com a Polícia na Praça Por do Sol, diminuiu”, explica a estudante.

A Guarda Municipal também voltou a atuar na fiscalização do trânsito na porta das escolas e Universidades. “Na sexta-feira, dia 04, começamos as blitze educativas nas escolas, mas as portas das universidades também terão fiscalização”, afirmou o chefe da Guarda Municipal, Júlio César Aguiar.

Trânsito. Com as obras do Programa Água Viva na Avenida Leopoldino de Oliveira, o trânsito pode ficar um pouco congestionado durante a volta às aulas da UFTM, segundo motoristas. A previsão é que o trânsito fique parcialmente interrompido até o fim de fevereiro, caso a chuva não provoque atrasos nas obras. O trânsito está restrito à pista da Leopoldino, sentido bairro/centro, onde foi organizada a sinalização para permitir mão dupla, a partir do trevo da Guilherme Ferreira até o Mercado Municipal.

Outra mudança no trânsito, próximo à Universidade foi a instalação de um semáforo na avenida Nenê Sabino no cruzamento com a Coronel Antônio Rios, antiga reivindicação dos motorista que trafegam pelo local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por