Início da Semana Santa em Uberaba será marcado por celebrações realizadas hoje, no Domingo de Ramos. A programação seguirá nos dias seguintes, com missas, apresentações artísticas e momentos voltados para a reflexão.
Hoje pela manhã, às 10h30, acontece a Via-Sacra dos Excluídos, no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores, com apresentações do Coral da Cidade de Uberaba e parte da Orquestra do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Segundo informações da coordenação do evento, será um momento para os participantes refletirem sobre a situação dos encarcerados, dos pobres, dos desempregados, dos homossexuais e de tantos outros excluídos.
A programação continua em toda a cidade e, à noite, às 18h30, o Coral Artístico Uberabense se apresenta em parceria com a Orquestra do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e o grupo teatral Vila Luz. O evento será realizado durante a Missa de Ramos, do Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Olga Frange, coordenadora-geral do evento, conta que serão aproximadamente 40 pessoas envolvidas na apresentação da peça “A Paixão segundo São Mateus”, de Lobo de Mesquita. “Quem não assistir à peça no domingo (hoje), pode conferir a apresentação na terça-feira (19) na Igreja São Domingos, às 20h.”
A programação da Semana Santa seguirá de acordo com cada paróquia. Na quarta-feira (20), na Catedral, será realizada a Missa da Unidade, que reúne os fiéis e todos os padres da Arquidiocese a partir de 19h. Na quinta-feira (21), será a vez da Missa do Lava-pés. E, na Sexta da Paixão (22), quase todas as paróquias farão a adoração da cruz, às 15h.