Evento discute viabilidade do plantio no Cerrado e técnicas de manejo da cultura
Durante intervalo do evento houve o plantio simbólico da primeira muda de Cacau em Uberaba (Foto/Divulgação)
O Primeiro Seminário de Cacau, realizado na tarde de quinta-feira (10) no anfiteatro do Sindicato Rural de Uberaba, reuniu produtores, técnicos e interessados na cultura da fruta. O evento contou com grande público, que lotou o espaço da entidade.
O vereador Luiz da Farmácia, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio na Câmara Municipal, destacou a importância do encontro para a disseminação do plantio do cacau na região.
“Há pouco tempo trouxemos essa novidade ao conhecimento do Sindicato Rural, que era o plantio do Cacau a pleno sol no Cerrado. O presidente Vinícius Rodrigues abraçou a ideia, viu que é viável e nós fomos em busca de conhecimento em um congresso no estado da Bahia. Também buscamos ver outros locais de produção como São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e ver esse tanto de gente aqui interessada pelo assunto é a certeza que nosso trabalho deu resultado”, afirmou.
Durante o intervalo, foi realizado plantio simbólico da primeira muda de Cacau em Uberaba, que foi acompanhado de diversas lideranças do agronegócio.
A programação do seminário abordou técnicas de manejo, viabilidade do cacau no Cerrado, análise do mercado atual e perspectivas futuras. Também foram discutidos o arranjo produtivo e a importância da irrigação para garantir produtividade e qualidade da cultura.