EVENTO ABERTO

Seminário de enfrentamento da violência contra crianças começa nesta terça

Publicado em 04/07/2023 às 07:18
Compartilhar

O Seminário de Sensibilização para Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes começa nesta terça-feira (4), no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O encontro também terá programação nesta quarta-feira (5). O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Na programação desta terça (4), a enfermeira Raíssa Campos Mazeti vai falar sobre notificações; o juiz titular da Infância e da Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, apresentará o Papel da Vara no fluxo de violência; as conselheiras tutelares Marília Arduini e Monalisa dos Santos Araújo apresentarão a atuação do Conselho Tutelar no atendimento às vítimas de violência; a gerente do CREAS, Luciana Melo Andrade, vai apresentar a atuação das equipes do Desenvolvimento Social no acompanhamento das vítimas; os assistentes sociais Phablo Lemes e Valquíria Alves Mariano falarão como a Educação trabalha na identificação e cuidado da vítima de violência no ambiente escolar.

Além de toda a sociedade, estão convidados para o evento e discussão as equipes da Assistência à Saúde da Rede Municipal, profissionais das UPAs, Hospital de Clínicas da UFTM, Hospital da Criança, Hospital Regional, Assistência Social, Conselho Tutelar, da Educação e Desenvolvimento Social. 

De acordo com a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, o objetivo é capacitar e sensibilizar os profissionais em relação ao tema. “Na oportunidade, vamos apresentar o novo fluxo de violência sexual contra crianças e adolescentes”, destacou.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, divulgado Pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2022 foram notificados 251 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes residentes em Uberaba-MG, o que corresponde a 15,7 % do total de 1.594 situações notificadas no mesmo período, de violência interpessoal e autoprovocada de pessoas residentes em Uberaba, de todos os grupos etários. 

Com relação à tipologia da violência sexual contra crianças e adolescentes, a prevalência é o estupro, com 154 notificações, correspondendo a mais da metade (61,4%) dos casos notificados neste levantamento, seguido pelo assédio sexual, que teve 69 situações registradas (27,5%). Neste período, foi notificado 1 único caso (0,40%) de exploração sexual e 20 casos (7,9%) de pornografia infantil.

Quanto ao grau de parentesco da vítima com o provável autor da violência foram notificados 73 casos (29, 1%) na categoria “amigos/conhecidos” e 46 casos (18,3%) na categoria “outros vínculos”, a maioria corresponde a pessoas próximas da vítima como tio, primo, enteado da genitora, avô materno, namorado da mãe. 

Em 42 casos (16,7%), o agressor foi identificado como sendo o pai da criança ou adolescente. Na sequência, a categoria padrasto teve 38 registros (15,1%), desconhecidos com 18 casos (7,2%); irmão com 15 casos (5,9%), namorado com 10 casos (3,9%), e cuidador (relacionado a creche ou babá) com 2 casos (0,8%). Nos 7 casos (2,7%) registrados como “mãe”, a maioria refere-se ao consentimento ou conhecimento da mãe e, somente 1 caso, está relacionado ao ato de violência executado pela genitora.

Quanto ao gênero das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, 186 casos estão relacionados ao sexo feminino, representando 74,1% e somente 65 (25,8%), do sexo masculino.

O boletim completo pode ser acessado neste link.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por