Com a vegetação crescendo em ritmo menos acelerado devido à estiagem, a Companhia Operacional de Desenvolvimento Saneamento e Ações Urbanas (Codau) reduziu as atividades de capina e roçada. Mas o serviço continua sendo realizado ininterruptamente
De acordo com a assessoria da autarquia, com o período se seca, o mato cresce em velocidade menor do que quando há chuvas, com isso, a demanda para os serviços de roçada e capina é reduzida, o que justifica a redução no ritmo de trabalho.
Em contrapartida, como é uma época com mais poeira, o serviço de limpeza, como varrição, é priorizado. A autarquia desta que não é utilizada água no serviço de limpeza urbana, mesmo nos períodos de chuva.
Abastecimento
O abastecimento de água em Uberaba permanece inalterado, sem interrupções ou intermitências. A Codau ainda não implementou nenhuma medida nos reservatórios, mas encaminhou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) o Plano de Contingência de Abastecimento de Água, que estabelece diretrizes para garantir a distribuição uniforme de água em todos os bairros durante o período de seca. A Codau aguarda a análise técnica da Arisb-MG para iniciar a execução do plano.
A população pode tomar algumas medidas para economizar água neste período de crise hídrica. É importante, sempre que possível, reutilizar a água, por exemplo, a água da máquina de lavar roupas pode ser usada para limpar o chão. A calçada não deve ser lavada com água, e sim varrida. É importante também que a caixa d’água da residência seja compatível com o número de moradores. Até cinco pessoas, o reservatório precisa ser de mil litros, no mínimo. Em casas onde vivem mais de cinco pessoas, o cálculo é de 200 litros por morador.