Quantidade de alunos em sala de aula é alvo de crítica por parte de servidora. Segundo denunciante, a sobrecarga de trabalho estaria adoecendo os professores e prejudicando o desenvolvimento das crianças em sala de aula. A Secretaria de Educação (Semed) afirma que a organização segue resolução do Conselho Municipal de Educação (CME) e norma do Ministério da Educação (MEC).
Ao Jornal da Manhã, denunciante aponta que 32 alunos de 1 ano estariam lotados em uma mesma sala no Cemei Professora Marília Barbosa Pacheco Silva no bairro Jardim Califórnia. O fato estaria prejudicando a saúde dos professores, conforme reclamação.
“As crianças ficam amontoadas tendo seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social prejudicados. Vários professores estão adoecendo devido ao excesso de trabalho. E as crianças estão com seu desenvolvimento extremamente prejudicado. Quase todos os dias ocorre mordidas entre as crianças, crianças que se machucam e outras coisas mais. O espaço é muito pequeno para comportar 32 crianças”, expõem.
A servida afirma que devido ao espaço reduzido, está sendo impossível trabalhar as atividades pedagógicas necessárias às crianças. “O que está acontecendo nesse Cemei é um ato de desumanidade para com as crianças e professores", afirma.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Secretaria de Educação (Semed) em busca de um posicionamento. Em nota, a pasta informa que a organização das turmas nas unidades escolares do Município segue rigorosamente as normas estabelecidas pela Resolução CME nº 01/2015 e pela Portaria 0123/2021, que garantem o atendimento com um profissional do magistério para cada grupo de 8 a 10 alunos.
Ainda de acordo com a secretaria, o Ministério da Educação (MEC) determina que haja a distância de 1,5m entre alunos e, assim que essa capacidade é alcançada, nenhuma outra matrícula é feita, salvo em casos de determinação judicial.
“Nesse sentido, a turma de Maternal I no Cemei Profª Marília Barbosa Pacheco Silva, que ocupa uma sala de 48m² comporta até 32 alunos e oito professores para acompanha-los, como já ocorre. Importante observar que, conforme registro da unidade, a frequência média desta turma é de apenas 24,22% por dia”, pontua.
A capacidade das unidades escolares varia de acordo com o tamanho dos imóveis. O Cemei Profª Marília Barbosa Pacheco Silva comporta 212 alunos e tem 64 professores no quadro ativo.