PROBLEMAS

Servidores de Uberaba voltam a relatar problemas com tíquete-alimentação

Apesar de reclamações registradas nas redes, a Prefeitura de Uberaba diz que não recebe relatos no canal oficial

Larissa Prata
Publicado em 17/05/2023 às 10:58Atualizado em 17/05/2023 às 18:27
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Problema com o BK Bank em supermercado de Uberaba, na manhã desta quarta-feira (17) (Foto/Leitor JM)

Problema com o BK Bank em supermercado de Uberaba, na manhã desta quarta-feira (17) (Foto/Leitor JM)

Tíquete-alimentação volta a trazer dor de cabeça aos servidores da Prefeitura Municipal de Uberaba. Leitor acionou à reportagem do Jornal da Manhã afirmando que esteve em um supermercado nesta manhã, onde havia um cartaz informando indisponibilidade no sistema do cartão e, diante disso, o serviço estaria indisponível. 

Os problemas com o uso do tíquete se avolumam desde o início da operação, em outubro do ano passado, com cobranças também do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). Apesar disso, as respostas da Secretaria Municipal de Administração (SAD) vão em desencontro à medida em que alegam a falta de denúncias feitas ao canal oficial da Prefeitura de Uberaba. Assim, sem que sejam oficializadas as reclamações por parte dos servidores, a pasta pouco pode fazer junto à operadora.

Ao Pingo do J, da Rádio JM, nesta quarta-feira (17), o secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, reafirmou a situação e diz que as reclamações não chegam à SAD. Segundo ele, o Município acionou a BK Bank para saber o volume real de reclamações recebidas. "São R$ 40 milhões destinados à economia da cidade. O número de comércios credenciando o BK só cresce", aponta, afirmando que muitas são  as possibilidades que poderiam levar à indisponibilidade anunciada pelo supermercado em Uberaba hoje. "Todo cartão, toda operadora, tem seus prós e contras, mas precisamos olhar pelos numeros, dados", avalia ele. 

Marcos Ferreira ressalva, ainda, que a Prefeitura olha de perto a questão do tíquete, com fiscalização efetiva, esclarecendo que notifica a empresa sempre que necessário. 

Dentre as situações já relatadas ao JM está o constrangimento de ter de devolver as compras em estabelecimentos quando, já no caixa, o cartão não passa. Por isso, alguns supermercados têm adotado a estratégia de espalhar cartazes e utilizar os anúncios sonoros para informar a indisponibilidade do sistema, a fim de evitar surpresas e desgastes dos consumidores.

Na manhã desta quarta-feira (17), inclusive, uma ouvinte do Pingo do J revelou que entrou em contato com a Prefeitura com reclamações sobre o BK. "Me passaram para uma pessoa q me fez sentir culpada e errada em relação ao uso do cartão", criticou. 

Ainda em abril, a secretária Eclair Gonçalves esteve reunida com representantes do BK Bank para um ajuste de expectativas. Na ocasião, a titular da pasta informou à Rádio JM que os representantes afirmam que os problemas em Uberaba são pontuais e não justificam todo o alarde que se criou em torno do assunto. Ao final, disseram que estão dispostos a fazer o que ficar melhor para a Prefeitura, inclusive a rescisão contratual, se for o caso

Vale lembrar que as denúncias devem ser feitas na Seção de Provimento de Pessoal da Administração (34) 3318-0907 ou a Central de Atendimento da BK 0800 901 0203 ou (11) 93585-2108 (WhatsApp) e atendimento@bkbank.com.br.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou o BK Bank. Segundo a empresa, uma instabilidade no sistema AWS gerou intermitência nas validações de 260 transações, entre os dias 10 e 16 de maio de 2023. A empresa ainda afirma que considera o número pequeno considerando os mais de 694.000 contemplados ativos em contratos públicos por todo o país, porém, adotou medidas para mitigar possíveis instabilidades futuras. Entre elas, monitoramento 24/7 da equipe de TI, mapeamento de possíveis riscos e/ou falhas em tempo real, aumento da equipe de atendimento, canal especial de atendimento para Supermercados, e disponibilização de meios de captura com TEF, Cielo, máquinas próprias, portal web de vendas e aplicativo de vendas. 

Leia a nota completa na íntegra: 

"Respondendo aos questionamentos listados abaixo, o Bk bank atua com tickets de alimentação dentro de todo território nacional, contando com mais de 694.000 contemplados ativos em contratos públicos, a partir de sistemas completamente digitais, além de outros serviços oferecidos ao mercado público e privado.

Para garantir segurança e tecnologia de ponta, atuamos com parceiros nacionais e internacionais, mas, infelizmente, não conseguimos controlar possíveis falhas ou intermitências dos mesmos. E foi uma instabilidade no fornecedor AWS que ocasionou os problemas relatados pelos servidores e lojistas de Uberaba/MG.

A instabilidade do AWS gerou intermitência nas validações de 260 transações, entre os dias 10 e 16 de maio de 2023. Mesmo considerando uma quantidade pequena dentre tantos beneficiados que são atendidos pelo Bk bank, entendemos a insatisfação gerada ao tentar realizar uma compra com seu benefício.

Portanto, para mitigar possíveis instabilidades futuras com nossos parceiros e fornecedores, tomamos as seguintes ações:

• Monitoramento 24/7 da equipe de TI;• Mapeamento de possíveis riscos e/ou falhas em tempo real;• Aumento da equipe de atendimento;• Canal especial de atendimento para Supermercados;• Disponibilização de meios de captura com TEF, Cielo, máquinas próprias, portal web de vendas e aplicativo de vendas.

A diversidade no meio de captura (métodos de aceitação do cartão) é mais uma forma de assegurar vendas ao estabelecimento, sendo que o mesmo pode optar por um ou mais meios de captura para realizar suas vendas, diminuindo possíveis problemas com sistemas de terceiros e garantindo que seu cliente utilize o cartão em sua loja.

Gostaríamos de salientar que o Bk bank atua em conjunto com a Prefeitura Municipal de Uberaba para solucionar qualquer dúvida ou problema e que qualquer questionamento pode ser direcionado aos canais oficiais de atendimento, sendo eles:

• Seção de Provimento de Pessoal da Administração (34) 3318-0907 (Canal oficial da Prefeitura)• Central de Atendimento do Bk bank 0800 901 0203 ou WhatsApp (11) 93585-2108 ou email atendimento@bkbank.com.br."

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