REPASSANDO CONHECIMENTO

Servidores e estudantes do IFTM estão no norte de Minas pelo Projeto Rondon

Tito Teixeira
Publicado em 13/01/2024 às 12:19
Compartilhar

Os participantes do projeto estão na cidade de São João da Ponte para o desenvolvimento e a realização de palestras e oficinas sobre vários assuntos ligados à economia e ao desenvolvimento (Foto/Divulgação)

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) estão na cidade mineira de São João da Ponte, no norte do estado, para o desenvolvimento e a realização de palestras e oficinas sobre assuntos como educação financeira, educação ambiental, boas práticas de fabricação, criação de animais e plantação de hortas, precificação de produtos, entre outros.

Os servidores e alunos do IFTM participam, mais uma vez, do Projeto Rondon, antigo e conhecido projeto de extensão do país. O objetivo é levar os conhecimentos produzidos e adquiridos para além dos muros das universidades e dos institutos federais, um dos papéis fundamentais das instituições de Ensino Superior, especialmente as públicas. Essa é uma das formas de se promover o acesso à ciência e ao desenvolvimento científico, de forma a possibilitar o avanço das comunidades locais e da sociedade como um todo. A isso dá-se o nome de Extensão.

A coordenadora da equipe de rondonistas do IFTM, professora Luciana Rodrigues, destaca que é sempre uma alegria poder ter estudantes do IFTM participando de projetos como esse, que proporciona diversas experiências profissionais e pessoais.

“Os estudantes terão oportunidade de participarem de um projeto de extensão que tem como objetivos: contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas”, relata a docente.

A operação “Onça Cabocla” segue até o dia 27 de janeiro.

De Uberaba participam Maria Eduarda Costa Melo, estudante de Zootecnia do IFTM, e Valéria Alves da Silva, estudante de Tecnologia em Alimentos do IFTM.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Educação; Ministério da Cidadania; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Regional e Secretaria de Governo da Presidência da República. No nível operacional, tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a cooperação das instituições de Ensino Superior, dos governos estaduais e das prefeituras municipais. (TT)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por