A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Central de Vacinas, promoveu uma oficina de capacitação voltada para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) do Ministério da Saúde (MS). A atividade foi realizada nesta terça-feira (17), de forma online e contou com a participação de mais de 90 profissionais, entre gerentes, enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agentes comunitários de saúde.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, e teve como intuito o alinhamento das etapas de desenvolvimento da nova estratégia pautada pelo Ministério da Saúde. Conforme o órgão nacional, a iniciativa visa resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação e, consequentemente, a erradicação, eliminação e controle de doenças imunopreveníveis.
A capacitação englobou uma contextualização histórica dos movimentos de vacinação e monitoramento já realizados no país e, na sequência, as etapas propostas de monitoramento para vacinação contra a poliomielite e sarampo [de crianças de seis meses a menores de 5 anos]. Ao todo, serão oito fases, que englobam desde o mapeamento até a visitação domiciliar à população, para coleta de dados e também a vacinação propriamente dita. Por fim, a estratégia será finalizada com uma avaliação dos resultados.
Segundo Priscilla Amaral, a estratégia de visitas domiciliares será realizada durante o período de férias escolares, para que um número maior de crianças possa ser atendido. Vale destacar que os agentes de saúde estarão identificados durante as visitas que acontecerão neste mês de julho e serão consolidadas para o monitoramento a partir do mês de agosto.