(Foto/Cartaz do filme)
Nesta sexta-feira (18), a Sessão Arte, que acontece no auditório do Centro Cultural Cecília Palmério, fará a exibição do filme “Tempos Modernos”, com Charlie Chaplin. O evento está marcado para as 19h30 e a entrada é gratuita.
O Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP) está localizado no Campus Centro da Universidade de Uberaba (Uniube) e recentemente retomou um projeto criado em Uberaba no fim da década de 1970.
A Sessão Arte iniciou-se, mais precisamente, em outubro de 1979 e terminou em julho de 1984. Era exibida no Cine Metrópole, na avenida Leopoldino de Oliveira, cujo prédio abriga também o Grande Hotel.
Seus fundadores foram Clarisvaldo Rapelli, Ronaldo da Cruz e o “Barbanti”, todos estudantes de Medicina. Tiveram o apoio do Centro Acadêmico Gaspar Viana.
O público era majoritariamente formado por estudantes, mas aos poucos recebeu adesão do público em geral.
Em janeiro de cada ano, os estudantes saíam de férias e não era exibida a Sessão Arte, voltando em fevereiro. Grandes filmes foram exibidos na Sessão Arte no antigo Cine Metrópole.
Os filmes eram projetados às quintas-feiras, às 22 horas. Posteriormente, mais ao final, aos domingos, às 16 horas.
A Secretaria de Educação da Prefeitura, na ocasião, fornecia material de apoio para a resenha dos filmes a ser distribuída ao público.
A Sessão Arte foi formadora de novos cinéfilos (amantes do cinema) e, com a abertura política, novos filmes puderam ser exibidos e vistos em sua totalidade.
A Sessão Arte no Centro Cultural Cecília Palmério está sob a curadoria de Cíntia Gomide, Flávio Arduini Canazza, Heloisa Boaretto, José Alfredo Ciabotti, Sandoval Pinto da Costa, Sérgio Martins e Thaís Cólus.
O filme a ser exibido nesta sexta-feira, “Tempos Modernos”, é de 1936, idealizado por Charlie Chaplin. A produção se tornou um clássico do cinema e é uma das mais conhecidas do cineasta.
O personagem principal é Carlitos, interpretado também por Chaplin. Essa figura inusitada é a marca registrada do artista e está presente na maioria de seus filmes.
Considerado um dos trabalhos mais emblemáticos e críticos da obra de Charlie Chaplin, o longa “Tempos Modernos” aborda a vida urbana nos Estados Unidos na década de 1930, imediatamente após a crise de 1929. Na época, a depressão atingiu a sociedade norte-americana e levou grande parcela da população ao desemprego e à fome.
Último filme mudo realizado pelo cineasta, a comédia marca também a última aparição do ator e diretor como vagabundo. Todas as canções do filme “Tempos Modernos” foram compostas pelo próprio Charlie Chaplin.
Chaplin sempre foi muito atento aos problemas econômicos e sociais de sua época. Em 1931, foi atribuída a ele a seguinte declaração: “Desemprego, essa é a questão-chave. As máquinas devem melhorar o bem-estar da humanidade, em vez de causar tragédia e desemprego”.