O município possui 38 pontos de coleta de resíduos (Foto/Divulgação PMU)
O Departamento de Saneamento Urbano, ligado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), disponibiliza caçambas estacionárias para coleta de resíduos domiciliares em alguns pontos de áreas rurais e aparelhos públicos do Município.
De acordo com a pasta, são 38 pontos de coleta, tanto da área urbana quanto rural, com troca regular, realizada por dois poliguindastes. Em 2024, de janeiro a abril, foram recolhidas mais de 650 toneladas de resíduos, encaminhados ao aterro municipal, com custo anual de R$1 milhão.
Leia também: Pintura da sinalização de trânsito na avenida Guilherme Ferreira teve início nesta quarta-feira
As caçambas municipais visam atender chácaras, ranchos, entradas de áreas rurais, parques, hospitais e outros pontos no Município, para transporte e destinação final de resíduos sólidos de diferentes características auxiliando na coleta, no transporte e também no descarte adequado.
“Importante fazer um alerta à população sobre a questão do descarte irregular nessas caçambas. Temos muitos locais em que fazem descarte de resíduos gerados pela manutenção mecânica e industrial, dentre outros materiais. São descartes criminosos, além da queimada dentro das caçambas, que danifica o equipamento”, frisou o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento.
Para denúncias, todo cidadão pode entrar em contato com o Departamento de Posturas pelos telefones (34) 3331-2312 ou (34) 3331-2313, e ainda pelo Cidade Ativa no 0800 9400101.