EMPREGO

Setor de transporte em Uberaba tem saldo positivo de 322 novas vagas de emprego

Tito Teixeira
Publicado em 12/05/2023 às 10:06
Compartilhar

O transporte registrou, em março deste ano, a abertura de 20.139 postos de trabalho, considerando admissões e desligamentos. O valor representa quase o dobro do observado para o setor no mesmo mês dos dois anos anteriores. 

Em Uberaba, o transporte e armazenagem (que integra o setor de serviços), abriu 582 vagas de trabalho e fechou 260, com saldo positivo de 322 novas vagas de empregos.

À procura de uma vaga no mercado de trabalho? Confira as oportunidades disponíveis em Uberaba

Vale lembrar, que das mais de 1,2 mil vagas de empregos geradas em Uberaba no mês de março, 588, a maior parte veio do setor de serviços. E, o segmento de transporte e armazenagem foi disparado o que teve o melhor desempenho com 322 vagas; seguido de administração pública 85, alojamento e alimentação 75; informação, comunicação e atividades financeiras 48 e outros serviços 28.

O resultado de março, em nível nacional, contribuiu significativamente para a elevação do acumulado em 2023: de janeiro a março, foram gerados 31.995 empregos com carteira assinada no transporte, cerca de 12 mil vagas a mais que o mesmo período em 2021 e 2022.

O crescimento no número de admissões está detalhado no Boletim de Conjuntura Econômica lançado pela Confederação Nacional do Transporte. O informe técnico traz os dados, atualizados até março de 2023, da movimentação do emprego publicados no Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Outra boa notícia é que o transporte foi o segmento que apresentou o maior crescimento do volume de serviços em fevereiro, mensurado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). De acordo com a PMS, a evolução do setor foi de 2,3%, no segundo mês do ano, contra -4,4% registrado em janeiro. O índice também cresceu para o volume de serviços em geral, passando de -3,0%, em janeiro, para 1,1%, em fevereiro. A retomada é um termômetro do avanço no desempenho da atividade econômica.

O documento elaborado pela CNT também analisa a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano pelo Banco Central e a elevação da taxa de juros de referência nos Estados Unidos e na Europa. Os países têm adotado essa medida para o controle da inflação. No acumulado em 12 meses até março, a inflação do transporte, medida pelo IPCA, teve redução de 1,6% e o diesel acumulou queda de 4,58%. Por outro lado, outros combustíveis acumulam alta de preços em 2023, em função do retorno da cobrança de impostos federais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por