Cruzamentos da avenida Alexandre Barbosa com as ruas Álfen Paixão e Doutor Hildebrando Pontes voltam a ser motivo de queixa por parte de motoristas. Devido às constantes reclamações de moradores das imediações, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Ricardo Sarmento, afirmou que novos estudos referentes à via preferencial do trecho estão sendo realizados.
Durante entrevista exclusiva de Sarmento à Rádio JM, pessoas que trafegam pela avenida se mostraram indignadas com a mudança na preferência do trânsito da Alexandre Barbosa. O secretário alegou que para fazer a alteração, dando a preferência do fluxo de veículos para as ruas Álfen Paixão e Doutor Hildebrando Pontes, foi realizado um estudo, inclusive com contagem de veículos. “Tais ruas recebem um número considerável de veículos. Como exemplo a Álfen Paixão, que recebe os carros que sobem sentido centro-bairro, sendo percurso até mesmo de linhas regulares de ônibus”, completou Sarmento.
Sarmento reconhece que foi uma mudança não apenas na via preferencial, mas também cultural. “Os motoristas estão acostumados que as grandes avenidas tenham sempre a preferência, mas isso não é legislação, é hábito”, pontua o dirigente da pasta. Ele explica ainda que o objetivo da mudança foi de agilizar o trânsito, até mesmo para fornecer condições de as linhas de transporte coletivo cumprirem o itinerário dentro do horário programado.
Porém, como os moradores da região apontam que com frequência acontecem desentendimentos entre motoristas, o secretário de Trânsito ressaltou que a Secretaria de Planejamento está desenvolvendo novo estudo. “Uma das possibilidades pode ser a construção de pequenas rotatórias nos respectivos cruzamentos, o daria também mais agilidade ao trânsito”, finaliza Sarmento.