CIDADE

Settrans intensifica fiscalização nas vans escolares

Helena Cunha
Publicado em 06/02/2011 às 16:05Atualizado em 20/12/2022 às 01:49
Compartilhar

Vans escolares estão sendo fiscalizadas pelos fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans). O trabalho é realizado com a intenção de garantir a segurança das crianças que utilizam o transporte.

Essa semana a fiscalização está mais intensificada e uma das principais exigências é o uso de cinto de segurança -, “um equipamento obrigatório e que tem muita serventia em caso de acidentes”, explica Carlos Freitas, diretor do departamento de Transporte Especializado da Settrans.

Ele alerta que os pais devem ajudar nesse trabalho, pois eles são os maiores interessados em garantir a segurança dos filhos. “No momento em que a Van buscar a criança, o responsável por ela deve verificar se as outras estão usando o cinto de segurança, observar também a quantidade de pessoas que está sendo transportada, já que não pode haver excesso de passageiros, e até mesmo as vestes do motorista, que deve estar usando calça e camisa”, explica Carlos Freitas.

Caso um desses veículos esteja transportando passageiros sem o uso do cinto de segurança, o motorista pode ser multado pela Polícia Militar, através do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e ainda pela Guarda Municipal que também pode aplicar multa de 1 UFM (Unidade Fiscal do Município) que equivale a R$ 150. Se for reincidente, esse valor pode dobrar.

Após o dia 11 de fevereiro, a fiscalização será ampliada, quando passarão a verificar as Vans Escolares clandestinas. Se os fiscais depararem com um desses veículos, o motorista será notificado e autuado com multa de 10 UFMs, o equivalente a R$ 1.500 e podendo também ocorrer a apreensão do meio de transporte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por